O PAPEL DO ALERGISTA E DO IMUNOLOGISTA

A doença alérgica pode se desenvolver a qualquer idade e o fator hereditário têm um papel no seu desenvolvimento. Se a mãe ou o pai da criança tem doença alérgica a chance de seu filho desenvolver alergia é de 48% e se o pai e a mãe são alérgicos a chance aumenta para 70%.

Sintomas de alergia resultam de eventos que ocorrem no sistema imunológico, onde o mecanismo de defesa do organismo reage contra substancias consideradas estranhas ao organismo, denominadas alérgenos.

Essas substâncias desencadeiam reações alérgicas em indivíduos predispostos.

O medico alergista e imunologista é um medico especializado e treinado em manejar e tratar as doenças alérgicas e asma.

Para se tornar um alergista e imunologista é preciso um período de pelo menos 11 anos de estudos. Após completar a faculdade de medicina com duração de seis anos, o medico deve ser treinado por dois anos em clinica medica ou em pediatria e depois deve fazer a especialização em alergia e imunologia com duração de dois a três anos. Após esse período de especialização o médico alergista deve ser submetido a provas e exames elaborados pela Sociedade de Alergia e Imunologia para ter o titulo reconhecido de Alergia e Imunologia.

Como resultado de extenso estudo e preparo o medico alergista e imunologista é o melhor profissional medico qualificado para efetivamente manejar e compreender as necessidades dos pacientes com doenças alérgicas.

Os médicos alergistas e imunologistas são treinados para prevenção, diagnostico e tratamento dos problemas relacionados ao sistema imunológico tais como alergias, asma, imunodeficiências e doenças autoimunes.

Com a ajuda do medico alergista e imunologista o paciente alérgico pode conviver bem com a alergia e reduz a necessidade de faltas no trabalho ou na escola, menos consultas de emergência por crises alérgicas e tem mais habilidade em manejar o quadro alérgico. .

Durante a consulta com alergista e imunologista será realizado o diagnostico da alergia, identificação da causa da alergia mediante testes alérgicos, desenvolver um plano de tratamento, prescrever medicações eficazes, orientar sobre o controle ambiental e orientar sobre as medicações em casos de crise alérgica.

Algumas perguntas devem ser realizadas pelos pacientes:

  1. O medico que está atendendo é especialista em alergia e imunologia reconhecido pela Sociedade de Alergia e Imunologia?
  2. O medico fez a especialização em alergia e imunologia?
  3. O medico participa com freqüência de congresso, cursos e simpósios de atualização na área de alergia e imunologia?
  4. O tratamento médico proposto está comprovado cientificamente? Foi avaliado em estudos clínicos que comprovam sua eficácia?

O paciente e o medico alergista e imunologista devem trabalhar juntos, o paciente deve controlar o seu ambiente e tomar as medicações prescritas regularmente.  Com o diagnóstico correto e o manejo efetivo da suas doença alérgica o paciente deve ser hábil a ter uma excelente qualidade de vida que deseja