Imunodeficiência

Imunidade

O corpo humano, composto por células e substâncias químicas é intensamente atacado por microorganismos e substancias químicas a todo momento. O sistema imunológico, sistema de defesa tem como principal função reconhecer, destruir e eliminar os agressores estranhos ao organismo.

Imunidade é a capacidade de nosso organismo reconhecer e destruir qualquer coisa que seja percebida como prejudicial a ele, como por exemplo, vírus bactérias fungos e venenos. Nosso organismo produz anticorpos que atacam e neutralizam esses elementos agressores.

Imunodeficiência

Os pacientes com imunodeficiência têm infecções com mais freqüência, geralmente mais graves e tem maior risco de complicações. Geralmente a infecção precisa do tratamento com antibióticos e recorrem dentro de algumas semanas após o tratamento com antibiótico ser completado.

Esses pacientes precisam de muitos ciclos de antibióticos a cada ano para o tratamento de suas infecções, nesses casos já necessidade de um especialista para fazer uma avaliação imunológica no paciente.

Os sinais mais importantes são:

  1. Duas ou mais pneumonias no último ano
  2. Quatro ou mais novas otites no ultimo ano
  3. Estomatites de repetição ou monilíase por mais de dois meses
  4. Abscessos de repetição
  5. Um episódio de infecção grave tal como meningite, osteoartrite, septicemia.
  6. Infecções intestinais de repetição ou diarréia crônica
  7. Asma grave, doença do colágeno ou doença auto-imune
  8. Efeito adverso ao BCG e ou infecção por micobactéria
  9. Fenótipo clínico sugestivo de síndrome associada à imunodeficiência
  10. Historia familiar de imunodeficiência

 


Se você tiver qualquer uma das condições acima, deve ser avaliado por um imunologista.

Se uma imunodeficiência for detectada, o tratamento precoce previne complicações de infecções, e poderá ser instituído um tratamento que vai auxiliar o paciente a melhorar sua qualidade de vida.