Alergia Alimentar

A alergia alimentar ocorre quando o sistema imunológico de um indivíduo reage às proteínas de um determinado alimento. Os sintomas podem ocorrer após o alérgico consumir pequenas quantidades do alimento.

Intolerância alimentar pode ser confundida com alergia alimentar. Na intolerância à lactose, por exemplo, o individuo pode ter desconforto abdominal após ingerir leite, mas essa reação é causada pelo açúcar do leite ou lactose, nesse caso o individuo não possui ou possui pouca quantidade da enzima responsável pela digestão da lactose.

O médico alergista pode auxiliá-lo a diferenciar a intolerância alimentar da alergia alimentar e ajudar a estabelecer um diagnostico.

Os alimentos que mais causam alergias são: leite de vaca, ovos, amendoim, trigo, soja, peixes e frutos do mar.

A reação mais comum é a urticária, que são placas vermelhas na pele que cocam muito. Alguns pacientes podem ter tosse, chio no peito, dificuldade de respirar, náusea, vômitos, diarréia, dor abdominal, inchaço nos lábios, na boca e na garganta.

Um médico alergista e imunologista é o profissional mais qualificado para diagnosticar a alergia alimentar. O diagnóstico requer uma avaliação detalhada do problema. Os testes alérgicos podem determinar a qual alimento o paciente tem alergia.