Anafilaxia

É uma reação alérgica grave que causa dificuldade para respirar, perda da consciência e até morte. É uma emergência medica que requer tratamento medico imediato e acompanhamento por um médico alergista e imunologista.

Anafilaxia ocorre em uma pessoa que é exposta a uma substancia a qual tem alergia. As substancias que mais causam anafilaxia são: alimentos, medicamentos e picadas de insetos.

A anafilaxia é causada por uma reação do sistema imunológico a uma substancia a qual a pessoa é alérgica. A anafilaxia é uma reação sistêmica, ou seja, afeta varias partes do corpo.

Os sintomas podem ocorrer nos seguintes locais:

1. Pele: urticária, ou seja, placas vermelhas, coceira, vermelhidão
  2. Respiratório: chio no peito, falta de ar, aperto na garganta, tosse, rouquidão, dor no peito, congestão nasal, dificuldade de engolir.
  3. Estomago: Náusea, vômitos, diarréia, cólicas, coceira na boca e na garganta
  4. Circulação: palidez, pulso fraco, tontura, queda na pressão arterial

A reação geralmente ocorre dentro de alguns minutos após exposição ao agente que causa alergia.

As substancias que provocam anafilaxia são:

• Alimentos: Peixes, frutos do mar, leite, ovos, amendoim
  • Picadas de insetos: Vespas, abelhas, formigas
  • Medicamentos: Antibióticos, anticonvulsionantes, vacinas, radiocontrastes
  • Látex: Produtos produzidos com látex

Se a pessoa inicia com sintomas de anafilaxia deve se encaminhar imediatamente a um serviço de emergência mais próximo para receber o tratamento imediato. Quanto mais rapidamente à reação é tratada menos grave ela se torna.

Se a pessoa já teve um quadro de anafilaxia deve procurar um medico alergista e imunologista para ser avaliada e determinar a causa de sua reação. Após a identificação da causa da anafilaxia o medico alergista vai fornecer informações detalhadas sobre como evitar a substancia que desencadeia a reação alérgica.

O medico alergista vai prescrever a medicação de emergência.

Se você teve uma anafilaxia deve informar a todos os familiares, profissionais de saúde, colegas de trabalho e de escola sobre sua alergia para que eles possam observar os seus sintomas e evitar o contato com o que lhe causa alergia, e, em caso de reação, eles possam ajudar.

O que o medico alergista e imunologista pode fazer:

1. Determinar se você teve ou tem risco de ter anafilaxia
  2. Determinar o que causa a sua reação
  3. Ensinar a evitar o que causa alergia
  4. Ensinar como reconhecer os primeiros sintomas de uma reação alérgica
  5. Criar um plano de tratamento de emergência
  6. Oferecer o tratamento e prevenção de novas reações.