Asma

É uma doença inflamatória crônica dos brônquios que levam o ar para dentro dos pulmões, na grande maioria das vezes de causa alérgica. Afeta cerca de 10% da população.

Na crise de asma, os brônquios inflamados se fecham e dificultam a passagem do ar para dentro dos pulmões. A falta de ar e os outros sintomas pioram e podem levar o paciente ao risco de vida. A crise pode ser grave se não for tratada adequadamente.

Os principais sintomas são: tosse, dificuldade para respirar, crises de falta de ar, chio ou chiado no peito, sensação de cansaço e aperto no peito.

As pessoas com asma não controlada podem ter prejuízos físicos e psicológicos com limitações para atividades esportivas e sociais, menor rendimento escolar e no trabalho e distúrbios do sono.

O diagnostico é feito com base na história clínica e com auxílio de alguns exames complementares, tais como provas de função pulmonar.

A melhor forma de tratamento é com medicamentos para o controle dos sintomas e controlar a inflamação dos brônquios. A asma é uma doença inflamatória crônica, o tratamento de manutenção é fundamental para evitar as crises.

O contato constante com seu médico alergista e imunologista e a prescrição da medicação ideal podem ser decisivos para a melhora da asma.