Abdominoplastia

A plástica de abdome (abdominoplastia) é uma das cirurgias indicadas para remover o excesso de pele e gordura do abdome médio e inferior, bem como fortalecer a musculatura da parede abdominal. Este procedimento cirúrgico pode reduzir drasticamente a aparência saliente e caída do abdome. Mas apesar de tudo isso, esta cirurgia produz uma cicatriz permanente que, dependendo do excesso de pele e gordura que você apresenta, pode extender-se de um lado do quadril ao outro.


QUAIS SÃO OS MELHORES CANDIDATOS?

Os melhores candidatos são homens ou mulheres que apresentam um excesso gorduroso em abdome associado com uma flacidez de pele (moderada à acentuada), e que não respondem ao tratamento tradicional como dietas e exercícios.

Esta cirurgia será bem indicada, principalmente, em mulheres com gravidez prévia (múltiplas ou não), que apresentam um alargamento da musculatura abdominal, bem como uma flacidez moderada de pele, com estrias localizadas em abdome. Os idosos com flacidez de pele, principalmente naqueles com obesidade, também tem indicação desta cirurgia.

A plástica do abdome promove a retirada de determinada quantidade de pele e gordura, e evidentemente haverá uma redução do peso corporal, que irá variar de acordo com o volume abdominal de cada paciente. Não são, entretanto, os "quilos" retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que o abdome mantenha com o restante do tronco e os membros.

Muitas vezes você será orientada a perder peso antes da cirurgia, pois quanto mais peso você perder antes da cirurgia, melhor será o resultado obtido com a cirurgia plástica.


PLANEJANDO A SUA CIRURGIA

Na consulta inicial será avaliada sua saúde em geral, determinaremos o excesso gorduroso localizado, bem como sua tonicidade de pele (flacidez) e estrias. Você deve alertar seu cirurgião quanto ao fumo, uso de medicações ou vitaminas.

Seja franca quanto as suas expectativas, e seremos bem claros quanto as alternativas de tratamento, riscos e limitações para o seu caso.



** PORQUE SUSPENDER O FUMO? Porque o fumo altera a circulação sanguínea da pele, e no pós-operatório pode causar uma oferta sanguínea insuficiente à pele, podendo causar graves complicações e de difícil tratamento, como a necrose de pele. Por isso solicitamos a suspensão do fumo, pelo menos, 30 dias antes da cirurgia.


RECUPERAÇÃO APÓS A CIRURGIA

Podem durar algumas semanas até que você sinta-se segura novamente para realizar suas atividades diárias. Algumas pessoas retornam as atividades normais sem esforços em 3 semanas, mas pode ser você demore de 4 à 5 semanas.

Exercícios leves podem ser iniciados após 4 semanas, e esforço físico mais intenso, como ginástica, só após 2 meses

Suas cicatrizes podem apresentar alterações e ficarem bem aparentes nos primeiros 6 meses, porém depois elas tendem à clarear.


O APÓS

Abdominoplastia produz excelentes resultados em pacientes com fraqueza de musculatura abdominal e flacidez de pele, com estrias e excesso gorduroso. E na maioria dos casos, o resultado poderá permanecer por um longo tempo, desde que a paciente cuide-se com uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares, para evitar um ganho de peso.

No caso de uma gestação após a cirurgia, você pode tentar manter seu resultado, desde que você tenha uma gestação bem cuidadosa e com acompanhamento médico, evitando ganhar muito peso nesta gestação. PORÉM É PREFERÍVEL VOCÊ PROGRAMAR TODOS SEUS FILHOS PARA ANTES DA PLÁSTICA DO ABDOME.

Se você está realística sobre suas expectativas e preparada para as conseqüências de uma cicatriz permanente e longa, bem como um período de pós-operatório delicado e com grandes cuidados, que devem ser seguidos à risca, você terá um bom resultado para o seu tratamento.


Para verificar a indicação de um tratamento cirúrgico é necessário fazer uma avaliação médica criteriosa, para assim traçarmos um planejamento cirúrgico para o seu caso.