Rinoplastia

A rinoplastia, cirurgia plástica do nariz, é uma das cirurgias mais realizadas pelos cirurgiões plásticos. Esta cirurgia pode reduzir ou aumentar o tamanho do seu nariz, mudar o formato de sua ponta e diminuir o tamanho de suas narinas, bem como alterar o ângulo entre o nariz e o lábio. Também podemos corrigir problemas causados por traumatismos (acidentes em geral) ou defeitos de nascimento, e em alguns casos pode-se corrigir problemas de dificuldade respiratória (ex. correção de desvio de septo).

Uma consideração importante que deve-se levar em conta na avaliação inicial de um paciente que deseja realizar uma cirurgia nasal é o aspecto funcional. Pois, antes do aspecto estético temos que lembrar que o nariz tem uma função muito importante que é a respiração. Portanto antes de se planejar uma cirurgia nasal exames devem ser realizados para avaliar a funcionabilidade da porta de entrada da via aérea, ou seja, as estruturas do nariz.

Muitas vezes certos problemas respiratórios relacionados com alterações de estruturas nasais internas podem ser corrigidos simultaneamente a cirurgia do nariz.

 

Para verificar a indicação de um tratamento cirúrgico é necessário fazer uma avaliação médica criteriosa, para assim traçarmos um planejamento cirúrgico para o seu caso.