Ginecomastia

Alguns pacientes masculinos apresentam o aumento do tamanho da mama, e esse aumento de tamanho (volume) pode ser devido à um aumento do volume gorduroso da região mamária ou pelo aumento (desenvolvimento) do tamanho de um tecido glandular mamário. Em alguns casos pode haver um aumento misto do tamanho das mamas, baseado em um aumento do tecido gorduroso e do tecido glandular da mama.

Esse aumento de tamanho do volume mamário no homem causa grande desconforto social, pois muitos sentem vergonha desse aumento mamário e evitam ficar sem camisas ou evitam roupas esportivas mais justas, situações em que acentuem a silhueta torácica.

O tratamento cirúrgico é realizado através de uma Lipoaspiração, na qual faz-se a diminuição do tecido gorduroso aumentado. Nos casos onde há associado o aumento de tamanho da glândula mamária é também realizado a remoção desse tecido.

É uma cirurgia com uma duração de aproximadamente 60 à 90 minutos, dependendo da complexidade de cada caso.

O período de recuperação é de aproximadamente 1 semana, com os pacientes podendo voltar as atividades diárias após esse período, porém atividades físicas devem ser evitas por aproximadamente 3 á 4 semanas.

A grande maioria dos pacientes submetidos à correção do aumento mamário ficam extremamente satisfeitos com o resultado, pois reduz significativamente o abaulamento mamário que lhe causava grande desconforto.