Lipoaspiração

A Lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no mundo. É uma cirurgia que pode ajudar a esculpir o corpo pela retirada das gorduras indesejáveis de áreas específicas e localizadas, que incluem: abdome, culotes, glúteos, coxas, joelhos, braços e mento (abaixo do queixo).

A cirurgia é indicada para aquelas pacientes que apresentam gorduras localizadas, onde o objetivo é na busca da melhora das medidas corporais. A busca é por melhor definição do contorno corporal, como definir a cintura e culotes. A paciente irá se beneficiar com diminuições de suas medidas circunferências corporais.

Muitas vezes se houve o termo LIPOESCULTURA, que na realidade significa a mesma cirurgia de LIPOASPIRAÇÃO.

Em muitos casos pode ser indicada a utilização da gordura que foi retirada da paciente, como enxertos de gordura para melhorar o contorno corporal de algumas regiões corporais que tenham depressões, ou mesmo no enxerto de gordura nas nádegas para melhorar o contorno dos glúteos, deixando-os mais arredondados e levemente maiores.

Nenhum tipo de lipoaspiração substitui a dieta e exercícios físicos na busca do emagrecimento, mas ajuda a remover gorduras de áreas mais resistentes aos métodos tradicionais para perda de peso.



OS MELHORES CANDIDATOS PARA A LIPOASPIRAÇÃO

Para ser um(a) bom(a) candidato(a) à lipoaspiração, você deve ter expectativas realísticas sobre o que o procedimento cirúrgico pode fazer por você. É importante entender que a lipoaspiração pode melhorar sua aparência, contorno e alta estima, porém ela não mudará sua vida e nem a maneira como os outros tratam você.

Os melhores candidatos são pessoas com peso dentro do normal ou com sobrepeso (levemente acima do normal), com uma pele elástica e firme, com excessos de gordura localizados (A LIPOASPIRAÇÃO NÃO VAI EMAGRECÊ-LA). Você deve estar bem fisicamente, saudável, estável psicologicamente e realística em relação à suas expectativas de resultados. Sua idade não é um fator de grande importância na indicação de sua lipoaspiração (desde que esteja com uma boa saúde, sem doenças que contra-indiquem a cirurgia), porém pessoas mais velhas tendem a apresentar uma alteração na elasticidade da pele, tornando-as mais flácidas, e podem não alcançar o resultado desejado na lipoaspiração sendo necessário indicar outro tipo de procedimento (como a abdominoplastia, entre outros).



RECUPERAÇÃO PÓS-OPERATÓRIA

A cicatrização e a recuperação são processos graduais, sendo que você será informada(o) sobre todos os cuidados para que sua recuperação satisfatória. Você estará liberada(o) para leves caminhadas logo após a cirurgia, para evitar complicações como tromboses, não devendo permanecer todo o tempo repousando.

Você começará a sentir-se melhor alguns dias após a cirurgia e em poucas semanas estará achando-se bem e confortável. Poderá retornar ao trabalho alguns dias após a cirurgia, desde que não faça muito esforço nem carregue muito peso.

Após a cirurgia, indicaremos a drenagem linfática, que é um método de tratamento fisioterápico, que ajudará na sua recuperação pós-operatória promovendo uma diminuição do edema que se forma após a cirurgia e ajudando a dar-lhe um maior conforto no pós-operatório.

As equimoses (manchas roxas) desaparecem em alguns dias e o edema (inchaço local) desaparece em sua maior parte até 3 semanas, porém pode demorar até 3 meses para seu completo desaparecimento.

Atividades físicas mais intensas e ginásticas deverão ser evitadas por até 60 dias após a cirurgia (nós lhe avisaremos quanto estiver pronta para voltar aos exercícios).



O APÓS


Você verá uma diferença na forma do seu corpo logo após a cirurgia. Contudo, uma melhor definição será mais aparente, aproximadamente, 4 à 6 semanas após a lipoaspiração, quando a maior parte do edema tiver desaparecido. Após aproximadamente 3 meses, todo edema já deverá ter desaparecido e seu contorno corporal final será melhor visível e definido.

Normalmente você observará seu resultado através da avaliação de suas medidas corporais e não pela perda de peso.

Se suas expectativas forem realísticas, você ficará extremamente satisfeita com o resultado alcançado. Também se sentirá mais confortável em suas roupas e com seu corpo.

Lembre-se que após a cirurgia você deve procurar alimentar-se de maneira saudável e sem excessos, bem como se exercitar regularmente (sempre com orientação médica e de professores em educação física). Tendo esses cuidados, você poderá manter esse seu novo contorno corporal por um bom tempo.



Para verificar a indicação de um tratamento cirúrgico é necessário fazer uma avaliação médica criteriosa, para assim traçarmos um planejamento cirúrgico para o seu caso.